informe o texto

Notícias | Saúde e Bem Estar

Conheça os exames mais indicados para avaliar a saúde do homem e da mulher:

Dicas do Unividas Laboratório de Análises Clínicas

12 Fev 2020 - 09:34

Unividas Laboratório de Análises Clínicas

1. Mamografia. Trata-se de um exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos.

2. PSA (livre e total). O ‘antígeno prostático específico’ é bastante utilizado no diagnóstico precoce do câncer de próstata e no seguimento da doença, pós-tratamento.

3. Exame colesterol e triglicerídeos. Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais, a fim de contribuir para a prevenção do infarto.

4. Exame de glicemia em jejum. Trata-se de um importante exame de sangue que deve ser realizado com o paciente em jejum de pelo menos oito horas. Ao analisar a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes.

5. Controle da tireoide. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Vale ressaltar que homens também devem fazer o exame quando solicitado pelo médico.

6. Densitometria óssea. Depois dos 50 anos, ou ainda mais cedo dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose.

7. Eletrocardiograma. Para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista.

8. Teste ergométrico. Também chamado de teste de esforço, esse tipo de eletrocardiograma é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico.

9. Autoexame da pele. “O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. O uso diário de protetor solar e o autoexame ainda são as melhores medidas de prevenção

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet